#Dicas da Nutri

#DICAS DA NUTRI – Ômega 3

Ômega 3

Os benefícios do ômega 3 para a saúde!

A cada dia as pesquisas demonstram o quanto nosso corpo depende do ômega 3 para manter-se em equilíbrio, saudável e evitar os males comuns que chegam com o avanço da idade. A sua importância é muito abrangente pois vários órgãos e estruturas dependem da sua presença. Comprovadamente existem benefícios que o Ômega 3 proporciona na saúde do coração, cérebro, imunidade, gravidez e lactação, na infância, em idosos e praticantes de atividade física. Ou seja, todas as pessoas de todas as idades se beneficiam de suas propriedades.

O ômega-3 contribui para a manutenção dos níveis de colesterol bom e da pressão arterial e ainda atua na prevenção da aterosclerose, que é o depósito de gordura ruim nas artérias, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, ainda auxiliam no combate de processos inflamatórios e esse é o seu principal papel. Qualquer processo inflamatório dentro dos vasos é o primeiro passo para o acúmulo de gorduras que progredirá para a formação das placas que são a causa dos maiores problemas cardiovasculares.

Participa do desenvolvimento do cérebro, desde a fecundação do óvulo até principalmente os 5 anos de idade. Tem papel fundamental na estrutura de comunicação entre as células nervosas, tornando esse processo mais rápido, eficiente e impactando na memória, foco, aprendizagem e concentração. Além disso tudo, ainda protege as células do cérebro contra os danos do stress oxidativo. A “capinha” que reveste cada neurônio tem como ingrediente o ômega 3, imaginem o quanto é importante que esse neurônio tenha uma boa proteção ao longo da vida, quanto mais protegido mais eficiente será a passagem do estímulo nervoso: mais criatividade, concentração, inteligência e o contrário, ou seja, a perda natural desta proteção é uma das causas das doenças degenerativas de sistema nervosos como o Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.

A proporção de ácidos graxos essenciais que uma pessoa consome afeta diretamente sua saúde e a resposta do seu sistema imune. Alguns estudos evidenciam que o ômega-3 auxilia naturalmente a regular a resposta imune e fornece suporte aos sistemas de reparos internos, que atuam no nosso organismo, frente a stress e lesões.

Durante exercícios de alta intensidade, a demanda sobre o sistema circulatório aumenta consideravelmente. Isso se dá por conta da necessidade maior de oxigênio e nutrientes nos músculos, pulmões e cérebro. O ômega-3 exerce papel importante no suporte a função pulmonar, promovendo o transporte de oxigênio para os órgãos alvos, na recuperação da frequência cardíaca apos esforço, do stress físico nessas situações, além de exercer importante efeito antiinflamatório.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply