Browsing Category

Saúde

#Dicas da Nutri, Saúde

#DICAS DA NUTRI – Sal Rosa

SAL ROSA DO HIMALAIA E SEUS BENEFÍCIOS

sal rosaOlá, galera! Boa noite!

Hoje a nutri vai dar uma dica muito importante para todas as pessoas!

O sal é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do organismo e, embora seja muitas vezes visto como um vilão e desencadeador de uma série de doenças, sua ausência completa pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso. Entre os tipos de sal que existem – dentre os quais o marinho é o mais usual – uma espécie tem chamado a atenção devido a sua pureza química: o sal rosa do Himalaia.

Livre de toxinas e poluentes, esse alimento, recolhido em depósito seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição – ele carrega mais de 80 tipos de minerais.

O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras e fortalecer os músculos e o sistema imunológico.

Adicione os cristais – inteiros ou moídos – durante o cozimento da comida. O teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é muito importante consumir com moderação. O consumo correto desse sal ajuda também a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre, além de agir como anti-histamínico natural, melhorar o humor e regular a pressão arterial.

O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.

Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

Auxilia na saúde vascular; Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória; Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células; Reduz os sinais de envelhecimento; Promove padrões de sono saudável;Aumenta a libido; Previne cãibras musculares; Aumenta a hidratação; Fortalece os ossos; Reduz a pressão arterial;Melhora a circulação; Desintoxica o corpo de metais pesados.

Comparando o sal do Himalaia com outros sais

Sal marinho

Enquanto ainda é uma escolha melhor do que o sal de cozinha ou mesa, o sal marinho está se tornando cada vez mais processado e admitamos, nossos oceanos estão se tornando cada vez mais poluídos a cada ano, apenas pense sobre os enormes vazamentos de óleos que ocorreram. Devido às condições originais de que o sal rosa é mantido, diz-se ser o mais puro sal disponível hoje.

Sal de mesa

Regularmente, do sal de mesa comercial é completamente retirada a maioria dos seus minérios com a exceção de sódio e cloreto. Ele é, em seguida, branqueado, limpo com produtos químicos e, em seguida, aquecido à temperaturas extremamente altas. O iodo que é adicionado ao sal de mesa é quase sempre sintético que é difícil para os nossos corpos absorver corretamente. Depois ele é tratado com agentes anti-aglomerantes, impedindo que o sal se dissolva no depósito. Estes agentes, em seguida, evitam que o sal seja absorvido em nossos próprios corpos, o que leva a uma acumulação e depósito dentro dos órgãos. Isso pode causar problemas de saúde graves. Estudos têm mostrado que, para cada grama de sal de mesa consumida e que o corpo não pode processar, ele vai utilizar 20 VEZES a quantidade de água celular para neutralizar a quantidade de cloreto de sódio, que está presente no sal tratado quimicamente.

Esta é em parte parte, a causa do porquê da má reputação do sal. Não é necessariamente o sal que não é saudável para nós, mas o  processo de refinamento dele que não é saudável. Fora isso, muitos de nós consumimos muitas comidas processadas. Estes alimentos contêm quantidades astronômicas de sal, e não do tipo bom. Não se trata de limitar o nosso consumo de sal, e sim consumir mais alimentos naturais, caseiros e integrais. Desta forma, optamos por qualidade.

#Dicas da Nutri, Saúde, Uncategorized

Líquido Durante as Refeições, Pode?

Porque não ingerir líquidos durante as refeições?

 

Líquido durante as refeições faz mal!  Mito ou não?

Chego o dia da dica da nutri Marcely e ela vai responder para a gente! Afinal, quem nunca bebeu líquido durante as refeições?! Essa dica esclarece muito sobre porquê fala-se tanto que não é bom ingerir líquido durante as refeições. Então vamos conferir?!

A presença do alimento, ou até mesmo o fato de pensarmos/vermos um alimento, estimula a secreção de conteúdo ácido no estômago,
responsável pela digestão da proteína e acidificação do bolo alimentar.

carol-nada-basica-estomago-azia

O alimento, então bolo alimentar, só deixa o estômago para seguir para o intestino quando estiver liquefeito, hiperosmolar e ácido. Ou seja, se ingerirmos água durante a refeição, o conteúdo será diluído, mais suco gástrico será necessário, maior será o tempo de digestão, maior o estímulo de gastrina (hormônio que estimula a liberação de ácido), aumentando então as chances de dores ou lesões gástricas, flatulência e desconforto abdominal.

Ou seja, não vale a pena ingerir líquidos durante as refeições!

Ingira água 15 min antes ou 45 min depois e nunca ultrapasse de 250mL.

carol nada basica nutri marcely

 

Instagram: @nutrimarcely

Facebook: www.facebook.com/nutrimarcely

 

 

Espero que tenham gostado e priorizem a saúde de vocês. Lesões gástricas podem gerar complicações maiores, então fiquem ligados! Semana que vem temos mais dicas.

#Dicas da Nutri, Saúde

#Dicas da Nutri – Sódio nos Alimentos

SÓDIO OCULTO NOS ALIMENTOS

 

carol-nada-basica-sódio

 

O consumo de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 6 g de sal por dia – ou seja, 2 g de sódio. Isso equivale a uma colher de chá!
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, os brasileiros consomem 12g de sal por dia (5g de sódio), o que equivale a mais que o dobro do recomendado. E todo mundo está cansado de saber que o sal em excesso traz problemas graves, dentre eles a hipertensão arterial.
A hipertensão é uma doença silenciosa, e muitas vezes não tem sintomas. Por isso, todo cuidado é pouco: check-up médico, atividades físicas orientadas, peso controlado e consumo alimentar adequado são essenciais.
De acordo com a mesma pesquisa do IBGE que eu citei acima, 65% do nosso consumo de sal é feito através da adição de sal no alimento, sendo os outros 35% quando consumimos produtos que contém sal (embutidos, industrializados, entre outros).
Deve-se, portanto, evitar colocar sal nos alimentos já prontos (à mesa) e evitar alimentos industrializados também é essencial!

CUIDADO! Você pode não estar fazendo a escolha certa!

Veja abaixo alguns campeões de sódio:

carol-nada-basica-alimentos- carol-nada-basica-colher-com-sal




#Dicas da Nutri, Saúde, Uncategorized

Coluna Nova no Blog – #Dicas da Nutri

Gente super novidade no blog!!!!!

#DICAS DA NUTRI

carol nada basica nutri marcely

Além de todas as dicas de cuidados com a beleza que dou aqui, acho que essa é a base de todas: alimentação saudável! Não estou falando de modismos de dietas mas de algo que realmente dure. Com isso, eu pensei em uma super parceria com uma nutri que fosse antenada e não seguisse muito essas modinhas. A nutri Marcely Etchichury adorou nossa causa e agora vai colaborar com o nosso blog. A Marcely se formou na UFRJ e se especializou em Nutrição Clínica, Esportiva e Personal diet pela NutMed, ela é top. Além de ser minha conterrânea de Niterói! A nutri Marcely vai postar para gente suas dicas valiosas todas as QUARTAS! Então, fiquem ligados que toda quarta tem dica da nossa Nutri Marcely!

Sigam a Marcely nas redes sociais:

Instagram: @nutrimarcely

Facebook: www.facebook.com/nutrimarcely

Espero que tenham gostado dessa novidade! Afinal, alimentação saudável é hábito.

 

 

Por um Mundo Mais Verde, Saúde

Rio Doce – Lá Se Foi a Vida Inteira

O homem chega e já desfaz a natureza
Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar
(…)
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão
Vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia
O mar também vire sertão

(…)

Adeus remanso, casa nova, sento-sé
Adeus pilão arcado vem o rio te engolir
Debaixo d’água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o gaiola vai subir

(…)

Sobradinho;

Compositores: Sá e Guarabyra

E, começa com essa música profética né?! Eu lembro da minha ouvindo essa música quando eu era criança e ficava super assustada quando ouvia “Debaixo d’água lá se vai a vida inteira”. E, infelizmente estamos vivendo o que essa música canta. Mas não em Sobradinho, em Rio Doce.

Pois é, o rio Doce virou sertão!

Casas, Pessoas, Fauna, flora foram perdidas pela lama e metais pesados das Barreiras de Mariana. Como chamar isso de acidente?! Essa catástrofe é impagável.  Qual dinheiro pode trazer a vida? Qual dinheiro pode restaurar a biodiversidade do local? O rio Doce está  morto! Acho que a resposta é nenhum?! Não sou bióloga mas como biomédica posso afirmar que os danos para a nossa saúde são gravíssimos. Afinal, todo esse metal contaminou rios e esses rios desembocam no mar, contaminando mais do que conseguimos aferir.

No dia 2/12 o IBAMA liberou comunicado sobre o rio Doce em seu site que  informando que o rompimento de barragem da mineradora Samarco em Mariana (MG), no último dia 5/11, atingiu 663 km de rios, com a destruição de 1.469 hectares de terras, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP). Além de serem constatados danos ambientais e sociais diretos, tais como “morte e desaparecimento de pessoas; isolamento de áreas habitadas; desalojamento de comunidades pela destruição de moradias e estruturas urbanas;  alteração na qualidade e quantidade de água, bem como a suspensão de seus usos para as populações e a fauna, como abastecimento e dessedentação; além da sensação de perigo e desamparo da população em diversos níveis.”

Será que algum dinheiro consegue reverter os danos sociais, as perdas familiares, restaurar todo o ecossistema existente?

Juntas por Mariana, Saúde

Blogueiras de Niterói juntas por Mariana

#CidadeDeMarianaPedeSocorro
Gente, depois dessa tragédia toda #CidadeDeMarianaPedeSocorro e pede a nossa ajuda. Então, em parceria com algumas Blogueiras de Niterói fizemos essa campanha em prol da cidade de Mariana/MG. Vamos ajudar essa população que está sofrendo. Tenho certeza que todos podemos ajudar com algum dos produtos listados a baixo.
Só para explicar, mas acredito que todos saibam o que houve em Mariana. Houve o rompimento de uma barragem de Fundão da mineradora Samarco.
 Vamos nos mobilizar e espalhar essa mensagem!!!!
Conto com cada um de vocês!
A lista dos produtos está logo a baixo!!!!

Eles estão precisando com mais necessidade de:

 * Produtos de limpeza
 * Vassoura
 * Balde
 * Pano de Chão
 * Álcool
 * Produtos de higiene pessoal ( escova de dente, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, pente, cortador de unha, etc)
 * Fralda descartável 
 * Fralda geriátrica
 * Água mineral
 * Leite
 * Cesta básica.
 * Produtos de limpeza (desinfetante, água sanitária etc).
* Alimentos específicos para criança (Nan 1 e 2, Aptamil 1 e 2, Aptamil Pre, Nutrem Activia e Mucilon)
* Ração para animais  (cães e gatos)
* Mantimentos como açúcar, Óleo de cozinha, Sal,Pó de café.
 (Não recebemos doações em dinheiro!)
#Pontos de Entregas:
– 12º Batalhão de Polícia Militar – Av. Jansen de Melo, s/n – Centro – Niterói
– Elétrica Raios – R. Coronel Gomes Macahado, 137 – Centro – Niterói
– Clínica de Hemoterapia – Rua. Alm. Tefé, 594 – Centro – Niterói
– Amicão Veterinária. R. Soares de Miranda, 07 – Fonseca – Niterói
– Padaria Porto Real. Alameda Sao Boaventura, 449 – Fonseca – Niterói
– Ateliê Arte Doce – R. General Castrioto , 492- Barreto – Niterói
– GRES Acadêmicos do Cubango – Rua Noronha Torrezão, 560 – Cubango – Niterói
– Lava Jato Nitaipú – Av. Central S/nº ( ao lado do shopping Ibiza) Itaipú – Niterói

Estão juntas as blogueiras:

www.carolinaviroumae.com

www.mundodapaula.com